Consegue fazer de julho um mês sem plástico?

niciativa internacional promove a redução da utilização de plástico durante o mês de julho. Em todo o mundo, as pessoas são desafiadas a aderir à causa.

Por cá, a associação Zero apoia a ideia e para ajudar os cidadãos a “desplastificarem” a sua vida e, indo mais além, a eliminarem o descartável de muitos dos seus atos quotidianos, a associação irá disponibilizar a cada dia um conselho/desafio para os ajudar nesta caminhada rumo a um estilo de vida mais sustentável.

Para conhecer os 31 conselhos, será necessário seguir as novidades diárias no Facebook da Zero, a qual adianta, para já, 10 ideias para estimular a curiosidade:

 

1. Em contexto social, utilize máscaras reutilizáveis e não utilize luvas (a Organização Mundial de Saúde desaconselha o seu uso). Poupará muitos recursos naturais que estão a ir para aterro ou a serem incinerados.


2. Prefira sabonete sólido ao gel de banho, pois estará a produzir muito menos resíduos.


3. Utilize uma garrafa de água reutilizável e, de preferência, encha-a com água da rede pública.


4. Cada mulher utiliza à volta de 11 mil pensos higiénicos ou tampões ao longo da sua vida. Aproveite o verão para experimentar o copo menstrual ou os pensos reutilizáveis.


5. Prefira roupas produzidas com fibras naturais, para evitar a libertação de microfibras plásticas a cada lavagem.


6. Recuse palhinhas e se é algo que precisa ou aprecia, adquira uma palhinha reutilizável em metal e a escovilha para a limpar convenientemente.


7. Utilize sacos reutilizáveis em todas as suas compras (não apenas quando vai ao supermercado). Mesmo que os sacos sejam de papel, este também tem que vir de algum lado e a sua produção tem grandes impactos.


8. Utilize discos/toalhitas reutilizáveis para se desmaquilhar. É simples, mais em conta e evita a produção de muitos resíduos não recicláveis.


9. Leve o seu almoço em recipientes reutilizáveis. Se recorrer a take away, procure levar os seus próprios recipientes bem como os seus talheres reutilizáveis.


10. Não substitua plástico descartável por outro material descartável, seja ele qual for, pois todos têm um enorme impacto negativo para um uso muito curto. Reduza e reutilize.

 

Os dados nacionais referentes a 2018 demonstram que em Portugal apenas 12% dos plásticos que compõem os resíduos urbanos foram para reciclagem.

“É fundamental prevenir a produção de plástico, visto que a reciclagem está longe de ser uma solução suficiente para resolver o problema da grande produção e uso de plásticos no nosso dia-a-dia”, refere a Zero.

 

 Sabia que são produzidos 400 milhões de toneladas de plástico por ano, no mundo?

A SIC notícias está a passar vídeos muito interessantes no âmbito desta iniciativa: Julho – mês sem plástico.

Aqui ficam os links:

https://sicnoticias.pt/especiais/julho-sem-plastico/2020-07-08-Julho-o-mes-sem-plastico.-O-que-fazer-com-as-capsulas-de-cafe-

 

https://sicnoticias.pt/especiais/julho-sem-plastico/2020-07-09-Julho-sem-plastico.-Uma-escova-de-dentes-pode-demorar-400-anos-a-decompor-se

Projeto Eco-escolas do Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes

Contamos com a participação/colaboração de todos pela sustentabilidade do nosso planeta!

© 2019 Eco-escolas AE1 Abrantes

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now