Para um Natal MENOS consumista e MAIS humanista.

Cada contributo conta, quando se trata de REDUZIR O CONSUMO, PREVENIR O DESPERDÍCIO e dar um DESTINO CORRETO AOS RESÍDUOS. A estas atitudes poderemos e devemos também acrescentar: COMPRAR DO QUE É NOSSO e …. APOIAR AS ARTES E A CULTURA.

O Natal e a passagem de ano são ocasiões excelentes para pôr em prática algumas mudanças nos nossos hábitos (e estilo de vida) que serão necessárias para que possamos travar a perda de biodiversidade, minimizar o impacto das alterações climáticas, preservar os recursos naturais, mas também para apoiar associações e pessoas que, devido a esta pandemia, ESTÃO A PASSAR POR VERDADEIRAS DIFICULDADES!!!!

Basta começar por pequenos gestos e iniciativas, à primeira vista, insignificantes… Mas, se cada vez mais pessoas as adotarem talvez possamos mudar de rumo e caminhar no sentido de um MUNDO CADA VEZ MENOS CONSUMISTA E MAIS HUMANISTA.

1-    À mesa – não desperdice!!!!  Procure planear as refeições dos dias de festa e faça uma lista dos ingredientes de que precisa antes de ir às compras. Prefira comprar produtos de Produção Nacional e apoie, sempre que possível, os pequenos produtores locais e os de agricultura biológica. Assim, estará a dar emprego a MUITOS Portugueses e a reduzir o impacte ambiental causado pelo transporte dos produtos oriundos de outros países.

2-    Compre produtos a granel ou pouco embalados (e principalmente que não estejam embalados em plástico).

3-    Caso não queira cozinhar, poderá também encomendar as suas refeições (jantares e almoços festivos). Procure ajudar os Restaurantes da sua localidade, principalmente os que estão a passar por dificuldades.

4-    Reutilize as decorações Natalícias dos anos anteriores dando-lhes novas interpretações e à mesa use pratos, copos e talheres REUTILIZÁVEIS, combatendo a proliferação de plásticos na nossa vida e no ambiente.

5-    Na hora de oferecer procure algo, ou que possa ser útil ou que, de alguma forma, possa TOCAR A PESSOA A QUEM OFERECE (já que o outro tipo de toque não é possível !!!!!).  Pode oferecer algo feito por si, como enfeites de Natal, uma moldura ou um cachecol tricotado, se tiver jeito para o artesanato. Ou poderá adoçar a boca aos seus amigos, oferecendo-lhes doces, bolinhos ou aquele bolo que é uma receita da sua família, se o seu forte for a culinária!!!! Contudo, se não tiver nenhum destes dons, poderá sempre optar por oferecer fotos memoráveis ou POEMAS E FRASES INSPIRADORAS dentro de um frasco reciclado.

Outra prenda bem mais original e que poderá ser uma ótima alternativa aos bens materiais será oferecer experiências (bilhetes para espetáculos de teatro, música, passeios, ações de voluntariado, etc) ou apoios a causas humanitárias ou instituições.

6-    Na hora de desembrulhar - TODOS os resíduos deverão ser devidamente encaminhados para os ecopontos para serem reciclados. Se estes estiverem cheios, aguarde um ou dois dias, mas não coloque materiais/recursos que são valiosos no lixo indiferenciado.